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A relação entre estratégia e marketing é fundamental para o sucesso das empresas. A estratégia define o caminho global que uma empresa seguirá para atingir os seus objetivos de longo prazo. Por sua vez, o marketing está intrinsecamente ligado à implementação dessa estratégia, especialmente no que se refere à maneira como a empresa se posiciona no mercado e comunica com os seus clientes.
O marketing desempenha um papel crucial na execução da estratégia, ao identificar e compreender o mercado-alvo, as suas necessidades e preferências. Além disso, é preciso ao desenvolver planos de execução. Isso inclui a segmentação do mercado, definição do mix de produtos ou serviços, definição do preço, políticas de distribuição e de comunicação.
Por outro lado, a estratégia fornece a direção para o marketing, orientando as decisões sobre quais mercados a empresa deve entrar. Assim, é necessário saber como competir e definir os recursos nas diferentes iniciativas de marketing.
Estratégia e marketing trabalham juntos para criar uma proposta de valor única para os clientes, diferenciar a empresa da concorrência e garantir que as atividades de marketing estejam alinhadas com os objetivos gerais da empresa.
Assim, a estratégia define o que a empresa pretende alcançar e como planeia fazê-lo. O marketing concentra-se na forma como a empresa vai interagir com o mercado para alcançar os objetivos estratégicos.
O que é Estratégia?
Estratégia empresarial é o processo de desenvolver e implementar planos de longo prazo para alcançar os objetivos da organização. Envolve a análise do ambiente interno e externo, identifica oportunidades e ameaças, bem como pontos fortes e fracos. A estratégia define a direção da empresa, designadamente as escolhas sobre os produtos, os públicos-alvo, a competição e os recursos necessários. Assim, a estratégia procura criar vantagem competitiva sustentável, adaptando-se às mudanças do mercado e aproveitar as oportunidades. Uma estratégia eficaz alinha as atividades do negócio com a missão e a visão. Isto, aliás, impulsiona o crescimento, a inovação e a criação de valor para os stakeholders.
Marketing Estratégico
O marketing estratégico concentra-se na formulação e implementação de planos de longo prazo para corresponder às necessidades dos clientes e alcançar os objetivos de negócios da empresa. É necessário analisar o ambiente do mercado, incluindo as tendências, a concorrência e a segmentação de clientes. Aliás, o objetivo é desenvolver estratégias que proporcionem vantagem competitiva sustentável.
No marketing estratégico, as decisões são baseadas em estudos de mercado, na análise dos dados e na compreensão do público-alvo. As estratégias são desenvolvidas para posicionar a empresa de forma única no mercado, criar valor percebido pelos clientes e estabelecer uma vantagem competitiva de longo prazo.
Estratégias de Marketing Digital
As melhores estratégias de marketing digital variam conforme os objetivos, o público-alvo e o contexto específico da empresa. No entanto, algumas das operações de marketing digital mais populares incluem:
Produção de conteúdo de qualidade: consiste em criar conteúdo relevante e valioso para o público-alvo, como artigos de blog, podcasts, vídeos com tutoriais, videoconferências, infográficos e eBooks, para atrair e fidelizar os utilizadores. O conteúdo deve ser produzido de forma a corresponder às intenções de busca dos consumidores, isto é, as palavras-chave.
SEO (Search Engine Optimization): é necessário otimizar o conteúdo e o website para os motores de busca. Assim, utilizam-se as palavras-chave relevantes, as meta descrições, os URLs amigáveis e os links de qualidade (internos e externos) para aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.
Marketing de redes sociais: utilizam-se as plataformas sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o LinkedIn, entre outras, para ligar a marca com o público. Pretende-se, sobretudo, partilhar conteúdo relevante, promover produtos e/ou serviços, além de criar relacionamentos com os seguidores.
E-mail marketing: consiste no envio de e-mails personalizados, de uma lista segmentada, para oferecer conteúdo relevante ou promoções especiais, descontos e notícias sobre a empresa.
Marketing de performance e tráfego pago: Investir em campanhas de anúncios pagos, nas plataformas da Google, do Facebook, do Instagram, do LinkedIn, entre outros, para aumentar a visibilidade, gerar contactos (leads) e impulsionar as vendas.
Análise de Dados: O que não se mede, não se controla. Por conseguinte, é preciso monitorizar e analisar as métricas de desempenho (KPI ou Key Performance Indicator) para avaliar a eficácia das estratégias e fazer ajustes conforme as necessidades.

